Judo e as crianças
É muito comum atualmente ver
pais matricularem seus filhos no Judô, pois acreditam que por ser uma arte
marcial japonesa, a criança será formada com valores como respeito,
integridade, disciplina, entre outras coisas.
Isso
é certo, mas também é errado. Não basta matricular o filho numa academia para
achar que ele se tornará outra pessoa. A educação da criança deve ser o mais
uniforme possível tanto em sua escola como em sua casa e em seu dojô (local de
treino). Às vezes, basta um exemplo aparentemente inocente dado pelos pais que
a criança copia e aprende de modo equivocado. Além disso, a grande vantagem do
judô para as crianças não é o fato de ser uma arte marcial japonesa com seus
conceitos rígidos, mas outros muito mais importantes.
Segundo
Piaget – cientista que estudou os estágios de desenvolvimento infantil – a
criança passa por algumas fases durante o seu crescimento. Normalmente quando
matriculadas no Judô, as crianças encontram-se na fase que Piaget chama de
Estágio Pré-Operatório (entre 2 e 7 anos de idade). Esta fase é também chamada
de fase intuitiva, e é de extrema importância para o desenvolvimento da
criança, e é nesta fase que a criança usa a estratégia do jogo simbólico para
organizar e compreender o mundo, além de usar o jogo para livrar-se de algumas
angústias.
No
jogo simbólico, a criança fantasia a realidade. Diz que seu carrinho de
brinquedo é uma nave espacial, e que seu boneco tem superpoderes. Diz que duas
pedras no chão é a base secreta, e se passa uma formiga, é um dinossauro
gigante. Tudo isso faz muito sentido para a criança, apesar de que, as vezes
para os adultos, é uma fantasia irrelevante.
O
judô trabalha muito com jogos simbólicos. É durante o treino que a criança cria
certas fantasias para poder entender um golpe, entender a sua relação com a
outra criança, entender que as vezes ela pode machucar o outro. Muitas vezes, a
criança acha que o Judogi (kimono) é uma armadura que lhe dá poderes, e com
isso, ela se sente capaz de usar o corpo para realizar os movimentos aprendidos,
e assim, desenvolver sua capacidade motora.
Nessa
fase do desenvolvimento infantil, a criança normalmente é egocêntrica, de modo
que não consegue colocar-se no lugar de outra de maneira abstrata. O Judô
trabalha isso com os jogos, as lutas e principalmente com a graduação. À medida
que a criança cresce, ela se gradua, e ela percebe que deve ser exemplo para as
crianças menos graduadas, que vão seguir o mesmo caminho que ela seguiu.
O
respeito pelo outro é trabalhado no judô tanto através da graduação, onde a
criança mais graduada percebe que deve ser exemplo, e a menos graduada percebe
que deve respeitar tanto o professor como as crianças mais graduadas, como
também é desenvolvido através do treino. Uma técnica pode machucar, e por isso,
não deve ser aplicada para machucar o colega de treino. A criança aprende que
ultrapassar os limites do seu próprio corpo pode significar machucar um amigo,
e por isso, é preciso desenvolver um autocontrole.
Os
jogos têm outro papel importante nesta fase do desenvolvimento: para a criança,
o jogo não é apenas uma brincadeira, mas é um modo de organizar o mundo e
entender qual o seu papel nesse mundo. Por isso, muitas vezes a criança não
aceita a derrota com facilidade. As vezes cria estratégias nos jogos para modificar
as regras e sair sempre vencendo, pois a derrota afeta sua auto-estima.
No
Judô, as competições servem para trabalhar a derrota. Desde os treinos dentro
do dojo, a criança vai aprendendo que numa luta, apesar de um vencer e outro
perder, aquilo é momentâneo. Em competição, isso é trabalhado ao extremo, pois
a criança é colocada para lutar contra uma outra criança normalmente
desconhecida, e seus pais, amigos e o seu sensei estão lá torcendo por ela. Ela
sente uma obrigação maior em vencer. É fundamental, neste momento, que desde o
início a criança já esteja preparada para a derrota, e entenda a derrota não
como a sua incompetência, mas sim, como algo natural que ela use para crescer e
desenvolve-se, sem se colocar como um eterno perdedor. Por isso, as escolas de
Judô realizam campeonatos internos, pois as crianças disputam contra conhecidos
e tem seus pais torcendo, e nestes campeonatos o Sensei pode em cada luta
ensinar o papel daquela derrota, e mostrar que é através de certas derrotas que
cada vez mais vencemos.
(Fonte judoctj.com.br)
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