A Aprendizagem do Judô

A Aprendizagem
DANGAI
A partir do momento em que um indivíduo veste o Kimono pela primeira vez, este também estará vestindo uma nova filosofia de vida a ser seguida.
O judoca, muitas vezes tem de deixar de lado uma série de hábitos que tinha anteriormente e que não estão de acordo com a filosofia do Judô. Esta é a primeira dificuldade que as pessoas encontram ao ingressar no Judô. A filosofia de vida do Judô prega: o aperfeiçoamento físico, moral, espiritual e mental do praticante, na busca do equilíbrio absoluto entre corpo, mente e espírito.
O Judô tem como objetivo maior à formação de homens de caráter, influenciando a vida do praticante dentro e principalmente fora do dojô, contribuindo assim na manutenção benéfica da sociedade e conseqüentemente a união dos povos.
Na fase de Dangai, o judoca irá aprender todos os fundamentos teóricos e práticos do Judô. Sendo que paralelamente estará aprendendo como se tornar um verdadeiro homem, honesto e digno de respeito.Esta caminhada é longa e cheia de obstáculos onde o praticante deverá superar as dificuldades e se preparar para a próxima fase.
Assim, podemos afirmar que esta fase é a preparação para que o praticante de judô se torne um verdadeiro judoca acumulando o máximo de conhecimentos e experiências, afim de deixá-lo apto para se tornar um verdadeiro judoca.
YUDANSHA
Ao contrário do que muitos pensam, a fase Yudansha, não é a etapa final na formação do judoca, pelo contrário, é apenas o primeiro passo em direção ao objetivo do Judô. È nesta fase que o judoca adquiri maior responsabilidade, e conseqüentemente é exigido com mais rigidez. É exatamente nesta fase que o judoca irá aperfeiçoar e colocar em prática tudo aquilo que aprendeu na fase de Dangai. Será o momento em que todos os olhos estarão voltados para ele, sendo observadas todas as suas ações e verificando se estas estão de acordo com a filosofia do Judô. É, portanto, a fase mais delicada na vida de um judoca, a fase de transição de um mero praticante de Judô a um verdadeiro judoca, é a fase de “seleção”, onde são distintos os homens de valor, de boa formação moral e espiritual.
Yudansha deve ser um homem respeitado e, acima de tudo, respeitar a hierarquia do Judô e todos os membros da sociedade em que vive. É fundamental que o Yudansha demonstre respeito, pois as ações deste estarão sendo observadas pelos Dangais. Assim o respeito demonstrado pelo Yundansha servirá de modelo para seus “kohais” que procurarão agir da mesma maneira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Judô Adulto Cssgapa

Treino em formato de Festivalzinho!!

Troca de Faixas 2016/1 - Judô Elton Reis